Inscrição

As incriçoes do Edital Geração Smart 2017 estão abertas até as 23hs59min (horário de Brasília) do dia 27 de novembro de 2017.

Aproveite para conferir o regulamento e conhecer o guia de elaboração de projetos.

Participe!

Apresentação

Segundo diagnóstico elaborado pelo Ministério do Esporte, 46% dos brasileiros classificaram-se como sedentários ao declararem não praticar esporte ou qualquer atividade física. Entre as mulheres a proporção é de 50%. Entre os sedentários que já praticaram alguma atividade física, a maioria abandonou essas práticas antes dos 24 anos de idade. E quando se trata de maiores de 65 anos, 64% são sedentários.

Ao contrário do que se poderia esperar, é nas regiões mais ricas do país que se concentram os maiores percentuais de sedentarismo (54,4%), relacionado com falta de tempo, problemas de mobilidade, transporte e acesso a locais adequados para a prática de atividades físicas.

É nesse sentido que a o Edital Geração Smart traduz o engajamento e a contribuição da Smart Fit para a reversão desse quadro, o que envolve considerar aspectos como:

Uma cultura do movimento: é preciso que as pessoas criem interações que as engajem em práticas de atividade física vinculadas a valores como saúde, bem estar físico e emocional, fortalecimento e consciência corporal, sociabilidade e qualidade de vida;

Um cenário de mobilidade e acesso: a democratização e qualificação dos espaços e das práticas de atividade física de forma transversal e adequada à diversidade de segmentos, grupos e identidades que caracterizam a sociedade brasileira é uma prioridade;

Um contexto tecnológico: com a expansão e consolidação das tecnologias digitais e das dinâmicas de “rede”, novas formas de mobilização e engajamento são criadas por pessoas que se conectam em “comunidades de práticas” e articulam a atividade física com saúde, bem estar, consciência corporal, sociabilidade e qualidade de vida.

Regulamento

DOS PROJETOS

Serão aceitos projetos apresentados por instituições públicas ou por organizações com ou sem fins lucrativos – desde que as ações propostas pelos projetos sejam compatíveis com seus fins sociais e estatutários – e que tenham sido aprovados para captar recursos incentivados ao menos por uma das seguintes leis:

  1. Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet),
  2. Lei Federal de Incentivo ao Esporte,
  3. Lei Federal de Incentivo ao Audiovisual,
  4. Fundo da Infância e Adolescência do Município de São Paulo,
  5. Lei de Incentivo a Cultura do Município do Rio de Janeiro,

As ações dos projetos deverão ter como foco ao menos uma das linhas de atuação descritas na tabela abaixo:

Eixo Linha de Atuação Escopo
Acesso Cidades Smart Eventos e /ou projetos de qualificação e ocupação dos espaços públicos para o desenvolvimento de atividades físicas com foco na saúde e qualidade de vida.
Tribos Smart Projetos e ações voltadas para a disseminação de práticas regulares de atividade física junto a grupos, categorias profissionais, segmentos ou identidades tradicionalmente pouco sensíveis a essas práticas.
Smart Para Todos Projetos e ações voltadas para a disseminação de práticas de atividade física junto a grupos sociais, populações e territórios vulneráveis e sujeitos a maior privação de direitos.
Integração Pegada Smart Projetos que não tem foco principal na promoção de atividades físicas, mas que incorporam ações dessa natureza às suas atividades.
Escola Smart Projetos de esporte educacional que desenvolvem atividades físicas com foco na qualidade de vida, saúde, longevidade e prevenção.
Smart Toda a Vida Projetos e ações voltadas para a promoção de atividade física com foco na qualidade de vida, saúde, longevidade e prevenção junto a terceira idade.
Inovação Conexões Smart Projetos e ações voltadas para práticas inovadoras de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.
Difusão Smart Para Sempre Projetos, eventos ou iniciativas de difusão da cultura de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.
Documenta Smart Projetos focados no registro e divulgação de uma cultura da atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.

Atenção: aqueles projetos que preveem ações diretas com a população, obrigatoriamente deverão focalizar territórios das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Os projetos inscritos também deverão contemplar ações que focalizem pelo menos um dos seguintes públicos:

  • Jovens (16 a 29 anos);
  • Populações vulneráveis e sujeitas a maior grau de exclusão;
  • Grupos sociais (tribos urbanas) pouco sensíveis às práticas de atividade física regular;
  • Idosos.

Em casos de empate técnico serão priorizados projetos que proponham ações em territórios:

  1. de maior adensamento urbano
  2. do entorno das academias da Smart Fit


DOS EIXOS ESTRATÉGICOS E LINHAS DE ATUAÇÃO

Eixo Acesso como ampliar escolhas inteligentes: Considerando as barreiras físicas, econômicas e sociais existentes para a prática da atividade física, este eixo apoia iniciativas que democratizam o acesso e ampliam as oportunidades de escolhas individuais e coletivas. Neste eixo, é trabalhada a integração da atividade física no dia a dia e nos espaços públicos, com prioridade para grupos vulneráveis e sujeitos a restrições. Suas linhas de atuação são:


  • Cidades Smart: eventos e/ou projetos de qualificação e ocupação dos espaços públicos para o desenvolvimento de atividades físicas com foco na saúde e qualidade de vida.

Exemplos: projetos de implantação de equipamentos para condicionamento físico em praças e outros espaços públicos; projetos de promoção de cursos e oficinas de condicionamento físico; projetos que trabalham atividades de calistenia em espaços públicos e acesso gratuito, projetos que desenvolvam o conceito de crossfitness em espaços públicos; etc.


  • Tribos Smart: projetos e ações voltadas para a disseminação de práticas regulares de atividade física junto a grupos, categorias profissionais, segmentos ou identidades tradicionalmente pouco sensíveis a essas práticas.

Exemplos: projetos que promovem práticas regulares de condicionamento físico junto a jogadores de xadrez, boêmios, carteiros, garçons, etc.;


  • Smart Para Todos: projetos e ações voltadas para a disseminação de práticas de atividade física junto a grupos sociais, populações e territórios vulneráveis e sujeitos a maior privação de direitos.

Exemplos: projetos que promovem práticas regulares de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida em regiões de periferia com carência de equipamentos para esses fins; junto a populações marginalizadas como moradores de rua; junto a jovens que cumprem medidas socioeducativas; junto a população carcerária; etc.


Eixo Integração – como multiplicar as escolhas inteligentes: Neste eixo são consideradas as oportunidades de integração entre diferentes pautas e direitos com valores e práticas de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida. Suas linhas de atuação são:


  • Pegada Smart: projetos sociais, esportivos, educacionais, ambientais e culturais que não tem foco na promoção de atividades físicas, mas que podem incorporar ações e metas relacionadas a atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.

Exemplos: projetos culturais que podem incorporar práticas de atividade física utilizando equipamentos de Microgym; projetos educativos que podem incorporar objetivos específicos e/ou ações voltadas para práticas de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida; projetos ambientais que usam materiais reciclados para construir equipamentos de condicionamento físico e/ou modelar espaços públicos para a prática de atividade física; etc.


  • Escola Smart: projetos de esporte educacional que desenvolvem atividades físicas com foco na qualidade de vida, saúde, longevidade e prevenção.

Exemplos: projetos que integrem a prática de atividade física entre a população escolar e as unidades da Smart Fit; projetos de melhoria dos equipamentos escolares de esporte educacional; projetos de qualificação da rede de professores de educação física; etc.


  • Smart Toda a Vida: projetos e ações voltadas para a promoção de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida junto a terceira idade.

Exemplos: projetos que promovem a interação entre as unidades da empresa e a população idosa dos territórios onde atua; projetos que focalizam a promoção de atividade física junto a terceira idade; etc.


Eixo Inovação – como criar novas escolhas inteligentes: Neste eixo são apoiados processos que integram pessoas, tecnologias e conhecimentos em torno de práticas inovadoras de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida. Suas linhas de atuação são:


  • Conexões Smart: projetos e ações voltadas para práticas inovadoras de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.

Exemplos: projetos que conectam novas tecnologias e atividade física com foco na saúde e qualidade de vida; projetos que conectam pessoas, espaços e tecnologias para construir “comunidades de práticas” voltadas para a atividade física com foco na saúde e qualidade de vida etc.


Eixo difusão – como consolidar as escolhas inteligentes: Neste eixo, é apoiada a realização de estudos e a construção e disseminação de conhecimentos sobre valores e práticas de atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.


  • Smart Para Sempre: projetos, eventos ou iniciativas de difusão da cultura de atividade física com foco na qualidade de vida, saúde, longevidade e prevenção;

Exemplos: projetos de criação e fortalecimento de Redes voltadas para a difusão da atividade física com foco na saúde e qualidade de vida; projetos de pesquisa voltado para a ampliação dos conhecimentos sobre as relações entre atividade física, saúde e qualidade de vida; etc.


  • Smart Documenta: projetos focados no registro e divulgação de uma cultura da atividade física com foco na saúde e qualidade de vida.

Exemplos: publicações, documentários, filmes, etc., que relatem o impacto da prática regular de atividades físicas na vida das pessoas, e suas relações com saúde e qualidade de vida.



DOS PÚBLICOS E TERRITÓRIOS PRIORITÁRIOS

Verifique também com qual (ais) públicos e/ou territórios prioritários seu projeto interage. Não se esqueça que o alinhamento com pelo menos um desses itens é obrigatório para a aprovação do seu projeto.

  • Jovens;
  • Populações vulneráveis e sujeitas a maior grau de exclusão;
  • Grupos sociais (tribos urbanas) pouco sensíveis às práticas de atividade física regular;
  • Idosos;
  • Regiões de adensamento urbano;
  • Comunidades do entorno das academias da Smart Fit.


DAS MODALIDADES

Projetos de atendimento continuado: projetos com cronograma de atividades de 12 meses, com promoção de atendimento contínuo e acompanhamento direto dos participantes e dos resultados das ações que serão desenvolvidas. Nessa categoria enquadram-se projetos que oferecem práticas regulares de atividades físicas para grupos de participantes, projetos que desenvolvem atividades de educação complementar para crianças e adolescentes, tendo o esporte como estratégia educativa e estímulo para permanência na escola, projetos que focalizam a atividade física junto a terceira idade, dentre outros. Podem ser projetos sociais, esportivos ou culturais.

Projetos de produção específica: projetos que objetivam resultados que não necessitam da mobilização contínua nem do acompanhamento permanente de grupos de participantes. Nessa categoria enquadram-se projetos de produção cultural (filmes, publicações, espetáculos etc.), propostas de realização de oficinas de condicionamento físico, projetos que objetivam ofertar equipamento para prática de atividade física em espaços públicos, projetos que produzem equipamentos para condicionamento físico utilizando materiais reciclados ou projetos que desenvolvem tecnologias voltadas à prática de atividades físicas, dentre outros. Nesta modalidade podem ser enquadrados tanto projetos culturais, como sociais ou esportivos.

Poderão ser inscritos projetos que solicitem a SmartFit até o valor máximo indicado abaixo.

Para que sejam contemplados, os projetos deverão comprovar a garantia de captação mínima nos percentuais abaixo, incluído, para integralização do percentual, o valor solicitado à SmartFit.

Obs.: nos casos de empate técnico serão priorizados os projetos de menor valor.

Lei Valor Máximo Captação Mínima Incluindo o valor solicitado
FIA-SP R$ 56.780,00 70%
Lei Federal de Incentivo ao Esporte R$ 56.780,00 70%
Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) R$ 227.120,00 60%
Lei Federal de Incentivo ao Audiovisual R$ 227.120,00 60%
Lei Municipal de Incentivo à Cultura RJ R$ 451.000,00 60%
  • Fica resguardado o direito da Smart Fit, a qualquer momento, alterar esses valores e percentuais, bem como o valor total do Edital Geração Smart, face as revisões orçamentárias decorrentes de alteração das estimativas dos recursos disponíveis para incentivo fiscal, ou por decisões gerenciais que alterem as diretrizes estratégicas da empresa.


DA INSCRIÇÃO

A inscrição será sempre gratuita e deverá ser feita em nome da instituição proponente, considerando a instituição responsável pelo projeto junto ao órgão do incentivo fiscal, conforme formulário que será acessado após o cadastramento do representante legal da instituição, com abertura de login e emissão de senha de acesso no seguinte endereço eletrônico: www.editalsmartfit.com.br

Cada instituição poderá inscrever um número ilimitado de projetos, sem restrição quanto ao número de aprovações. No entanto, a comissão de seleção reserva-se no direito de aplicar critérios de equidade nos casos em que uma mesma instituição tiver mais que três projetos inscritos, de forma a manter a igualdade de oportunidades entre as organizações proponentes

Os projetos deverão ser elaborados de acordo com o “Roteiro de Elaboração de Projetos de Atendimento Continuado” ou segundo o “Roteiro de Elaboração de Projetos de Produção Específica”, ambos disponíveis para consulta na home page deste site, conforme o respectivo “Formulário para Apresentação de Projetos” que integra o sistema on line de inscrição e cadastramento dos proponentes.

Os projetos apresentados deverão ser acompanhados dos seguintes documentos (sem os quais o projeto será automaticamente eliminado):

  • Documento que comprove a aptidão para captar recursos pela(s) Lei(s) de Incentivo utilizada(s);
  • Documentos que comprovem os recursos declarados como já captados;
  • Planilha com orçamento físico-financeiro dos recursos solicitados à Smart Fit;
  • Plano de distribuição do projeto, se for o caso;
  • Contrapartidas devidas ao patrocinador (Smartfit), se for o caso;
  • Currículo resumido do coordenador do projeto.

Atenção: A documentação incompleta implica na automática desclassificação do projeto.

Não serão aceitas as inscrições que não atendam aos requisitos deste Regulamento, e o ato de inscrição pressupõe plena concordância com os termos deste regulamento.



DOS RESPONSÁVEIS

Deverão ser fornecidos os dados completos do responsável legal e da instituição proponente conforme solicitado no ambiente de inscrição e descrito abaixo:


Responsável Legal

Membro da Instituição proponente que responde perante a Smart Fit pelo cumprimento e qualidade técnica das atividades previstas no projeto, devendo estar apto a esclarecer seu conteúdo e a supervisionar seu desenvolvimento, articulando os diversos colaboradores. As informações exigidas serão:

Nome:

Inscrição no CPF:

Telefone:

Endereço:

E-mail:


Instituição proponente

Instituição pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, regularmente constituída e certificada por lei de incentivo para captar recursos e executar o projeto inscrito. As informações exigidas serão:

Nome:

Inscrição no CNPJ:

Telefone:

Endereço:

Breve Histórico da Instituição:



DOS PROJETOS

No ato de inscrição, efetuada exclusivamente on line, deverão ser informados os dados do projeto e anexados os documentos obrigatórios, conforme a natureza da organização proponente, do projeto e da lei de incentivo na qual se obteve certificação para captação de recursos.

As informações exigidas no formulário do projeto são:

Nome do Projeto:

Objetivo do Projeto:

Local de Realização:

Lei de Incentivo Utilizada:

Valor Aprovado para Captação:

Valor Solicitado:

Valor Total:

Valor já captado:

Público do Projeto:

Eixo Temático e Linha(s) de Atuação:

Após a inserção desses dados é aberto um campo para se anexar os arquivos obrigatórios, segundo a natureza dos projetos, das organizações proponentes e das leis de incentivo, conforme indicado na seção acima (DA INSCRIÇÃO)



DA SELEÇÃO DOS PROJETOS

Os projetos passarão por um processo seletivo integrado por avaliadores externos e gestores da Smart Fit que irão conferir a regularidade formal do processo de inscrição (triagem administrativa) e avaliar o alinhamento dos projetos com o conceito, diretrizes, proposta e linhas de ação do Programa de Investimentos Sociais da Smart Fit (avaliação técnica).

Na triagem administrativa será verificada a conformidade do ato de inscrição, se os dados foram preenchidos corretamente e se há alinhamento às diretrizes e linhas de atuação do Programa de Investimentos Sociais da Smart Fit (Critério Eliminatório), considerando:

  1. Lei de Incentivo utilizada
  2. Valor solicitado
  3. Público do projeto
  4. Eixo temático e linha de atuação

Na avaliação técnica serão analisados os atributos técnicos do projeto, considerando:

  1. Histórico da organização
  2. Caracterização do contexto
  3. Organização lógica
  4. Estratégia e equipe
  5. Sustentabilidade
  6. Adequação orçamentária

Os técnicos avaliadores deverão conferir notas de 1 (um) a 4 (quatro) referentes a cada um desses critérios (ruim (1), regular (2), bom (3), excelente (4)).

Os projetos serão classificados segundo a soma dos pontos recebidos, e valorizando o menor valor e a abrangência geográfica como critérios de desempate.



DO REPASSE DE RECUROS E FORMALIZAÇÃO DO APOIO

Será firmado um Termo de Compromisso e Acompanhamento entre a Smart Fit e a instituição selecionada, pelo qual a Smart Fit se compromete a fazer o repasse do recurso aprovado, de acordo com as regras específicas da legislação de incentivo, e a instituição executora se compromete a executar o projeto no prazo definido em seu cronograma de trabalho e a emitir 3 (três) Relatórios de Monitoramento (a cada quatro meses de execução), informando sobre os participantes do projeto, a execução das ações previstas e a execução do plano de comunicação. Os relatórios serão emitidos através de sistema digital on line mediante login e senha fornecidos pela Smart Fit. Além disso, a instituição executora também deverá se comprometer em fornecer informações e materiais para a divulgação dos resultados do projeto sempre que solicitado pela Smart Fit.

A instituição selecionada terá um prazo de 10 dias, a contar da data da divulgação dos resultados, para apresentar a cópia dos seguintes documentos através de e-mail para o endereço eletrônico incentivado@editalsmartfit.com.br (atenção, não será aceita nenhuma outra forma de envio).

  • Estatuto Social (quando a proponente for uma organização sem fins lucrativos);
  • Ata de eleição e posse da atual diretoria;
  • Contrato Social (quando a proponente for uma empresa com fins lucrativos);
  • Publicação do ato de nomeação do representante legal (no caso de instituição do poder público);
  • Comprovante de CNPJ;
  • Carteira de Identidade e CPF do representante legal da instituição.
  • Documentos que comprovem a regularidade fiscal, tributária e previdenciária do proponente do projeto

A não apresentação de qualquer um destes documentos dentro do prazo acima estabelecido, e/ou qualquer desconformidade na documentação solicitada, desobriga a Smart Fit no direcionamento dos recursos ao projeto e ensejará a substituição do projeto pelo seguinte, conforme ordem de pontuação dos avaliados.

Os projetos poderão obter apoio complementar de outras entidades ou empresas, via recursos incentivados ou não incentivados.

Os direitos autorais relativos a estudos, relatórios, vídeos e outros produtos intelectuais afins ao projeto e nele utilizados serão considerados propriedade dos autores.

A Smart Fit reserva-se o direito de utilizar essas obras, no todo ou em parte, na divulgação do seu Programa de Investimento Social e de seus editais, ou na disseminação de tecnologias sociais empregadas no projeto, respeitadas as disposições referentes aos direitos de autor e as regras específicas das legislações de incentivo.

Os recursos aprovados serão desembolsados de acordo com o previsto na lei de incentivo vinculada ao projeto.



DO PLANO DE COMUNICAÇÃO

O projeto deverá prever recursos e descrever as ações de comunicação que visem à promoção de seus princípios, métodos e êxitos junto aos seus públicos específicos, selecionados de acordo com a natureza do projeto e de suas ações.

Resguardadas eventuais limitações legais, incluindo as previsões das legislações de incentivo, a Smart Fit deverá ser citada como patrocinadora em todas as peças de divulgação, incluídas as de natureza técnica. Sua logomarca deverá ser afixada de forma padronizada e definida pela empresa em todas as peças, independentemente do meio, formato e suporte utilizados e cuja reprodução só estará autorizada após aprovação pela área de marketing da Smart Fit.

A Smart Fit reserva-se o direito de utilizar, quando julgar oportuno, produtos, imagens, fotos e vídeos dos integrantes e ações do projeto em suas ações de comunicação, sem qualquer ônus, respeitando termos contratuais e legais referentes aos direitos de imagem e do autor, bem como eventuais regras específicas das leis de incentivo mencionadas neste regulamento.

E também respeitando eventuais limitações legais, em especial as previstas nas leis de incentivo, a organização executora deverá reservar espaço para que a Smart Fit divulgue seu Programa de Investimentos Sociais nos eventos que venha a promover e, sempre que solicitada, deverá apresentar seu projeto em eventos promovidos pela Smart Fit.



DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

A divulgação dos resultados do processo seletivo será feita pela Internet no endereço www.editalsmartfit.com.br



CRONOGRAMA DO EDITAL

Etapa Prazo
Inscrição 16 de outubro a 27 de novembro de 2017
Seleção de projetos 28 de novembro a 01 de dezembro de 2017
Resultados 01 de dezembro de 2017
Assinatura do Termo de Repasse 01 de dezembro a 14 de dezembro de 2017


DISPOSIÇÕES GERAIS

A seleção do projeto não implica automaticamente na sua contratação, patrocínio ou concessão do valor integral solicitado, ficando resguardado o direito da Smart Fit a qualquer momento, e unilateralmente, rever os termos deste regulamento, ou mesmo suspender de forma temporária ou definitiva, total ou parcialmente o Edital Geração Smart, face a qualquer fato ou decisão gerencial que altere as bases orçamentárias e/ou diretrizes estratégicas da empresa.

Não serão aceitos projetos com pessoas jurídicas que possuam empregados da Smart Fit entre seus sócios e/ou dirigentes.

Os projetos selecionados não poderão ser patrocinados por empresas que atuem no mesmo segmento econômico que a Smart Fit.


As questões não previstas por este documento serão decididas pela Smart Fit, através das gerências responsáveis pela gestão do Programa de Investimentos Sociais.

Fazer Download do Regulamento

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